Vila Itororó, no centro de São Paulo, abre para atividades ao público

A Vila Itororó, localizada no bairro Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, passa atualmente por um processo de restauração e renovação, fruto de uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada. A partir do início deste mês o canteiro de obras do espaço foi aberto ao público para o conhecimento do projeto e eventuais proposições de soluções e abordagens em consonâncias com suas expectativas. O local reúne um palacete e mais de 20 casas construídas na década de 1920.

O projeto de revitalização da Vila Itororó teve início em 2014 e deverá ser concluído em 2018. Os primeiros edifícios do complexo, entretanto, serão restaurados de modo concomitante às atividades e devem ser reabertos já a partir de 2016.

O complexo irá inaugurar uma nova geração de equipamentos culturais, concebidos, desenvolvidos e geridos de maneira compartilhada, em diálogo com as demandas da população local, seguindo um processo participativo inédito e inovador. O processo de renovação em curso não pretende regressar a um passado distante ou se desvincular dos recentes acontecimentos, mas está sendo desenvolvido com a intenção de trabalhar no presente a história do conjunto arquitetônico tombado pelos órgãos de patrimônio histórico municipal e estadual. 

Vila Itororó, Bela Vista, São Paulo. Image © Hélio Bertolucci Jr.

Nesse contexto, o galpão principal do canteiro de obras funcionará como centro cultural temporário. Simultaneamente, as demandas do público serão incorporadas ao projeto em andamento por meio de oficinas participativas, seminários, discussões e debates. 

Vila Itororó, Bela Vista, São Paulo. Image © Hélio Bertolucci Jr.

Realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo, a renovação da Vila Itororó está sendo viabilizada por um projeto cultural aprovado na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com co-patrocínio do Itaú e da Camargo Corrêa, apoio cultural da IBM, e gerenciamento do Instituto Pedra. O projeto de restauro é de autoria do arquiteto Décio Tozzi e Benedito Lima de Toledo, que o conceberam em 1974. Após atualizações ao longo do ano, foi aprovado pelos órgãos de preservação em 2010.

Vila Itororó, Bela Vista, São Paulo. Image © Hélio Bertolucci Jr.

A vila histórica construída pelo empreiteiro português Francisco de Castro entre 1922 e 1929, na região da Bela Vista, é tombada pelos órgãos de patrimônio histórico municipal, o Conpresp, e o estadual, o Condephaat. Construída a partir de material de demolição do antigo Teatro São José, como é o caso das colunas gregas e outros elementos, trata-se de uma obra com muitas características inéditas: é a construção pioneira no Brasil a ser realizada com material “reciclado” e também a primeira com piscina particular com água vinda do Riacho Itororó.

Vila Itororó, Bela Vista, São Paulo. Image © Hélio Bertolucci Jr.

As diretrizes de uso do conjunto após o restauro levam em consideração aspectos como a reprodução da diversidade cultural da cidade como uma típica “vila paulistana”. O uso do espaço será multidisciplinar, com a aproximação de temas como a valorização do patrimônio histórico, artes, educação, gastronomia, lazer e entretenimento. 

Vila Itororó, Bela Vista, São Paulo. Image © Hélio Bertolucci Jr.

O projeto prevê espaços de lazer e convivência. Um museu multimídia sobre a Vila Itororó e a história de São Paulo na década de 1920 funcionará dentro do complexo que receberá, ainda, residência artística, salas de ensaio, espaços de cinema, teatro, dança, circo, oficinas e playground para crianças.

Programação da Vila Itororó se dividirá em três eixos:

1. Exposição continua
Exposições serão realizadas ao longo da renovação para apresentar o arquivo da Vila Itororó. Artistas-pesquisadores serão convidados para se debruçar sobre a história do espaço e desenvolver dispositivos que apresentarão os resultados das suas pesquisas.

2. Seminários, oficinas e publicações
Uma série de seminários serão organizados para discutir o papel da Vila Itororó e o seu futuro, à luz da sua história. Cada seminário será seguido de oficinas coletivas de planejamento, reunindo os participantes em exercícios de pensamento coletivo. Os seminários resultarão numa série de publicações.

3. Programação contínua e ação educativa
A Vila Itororó funcionará diariamente, acolhendo grupos escolares, propondo roteiros de visitas de sensibilização ao patrimônio arquitetônico. Parte do programa será co-realizado com os moradores do bairro, estruturando desde já a dimensão participativa e compartilhada do futuro equipamento cultural.

Via Prefeitura de São Paulo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vila Itororó, no centro de São Paulo, abre para atividades ao público" 23 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765681/vila-itororo-em-sao-paulo-abre-atividades-ao-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.